Para que serve o Power BI?
Power B.I tem a mesma funcionalidade de qualquer ferramenta que possa utilizar para tratativa de dados, o que o defere das demais é a facilidade de sua utilização. Utiliza-se o Power B.I para minerar os dados, este composto pela ferramenta suplementar Power Query, que é um recurso de análise de dados que permite, combinar e refinar dados criando rotinas automáticas, como suplemento do Excel.
Como se fosse uma macro realizando rotinas automatizadas, só que sem a necessidade de sabe uma linguagem de programação, o Power Query gera automatizações sem a necessidade de saber VBA. Esta ferramenta pode ser utilizada apenas clicando em botões e por trás de uma mascará é gerada toda uma programação automática, poupando tempo e trazendo agilidade ao analista de dados.
Existe um outro suplemento para o Excel da Microsoft chamado Power View, o qual permite uma interação dos seus dados muito maior e melhor, trazendo visualizações e facilitando a apresentação dos dados.
Se já existem ferramentas suplementares ao Excel que tratam dados e fazem exatamente o que o Power B.I promete fazer, para que serve então o Power B.I?
O Power B.I é um aplicativo que juntas todos os suplementos do Excel, sem a necessidade deste, portanto, o Power B.I tem a mesma funcionalidade do Excel com esses suplementos, difere que se torna um aplicativo uno com algumas funcionalidades mais simplificadas e de fato mais evoluídas, trazendo muitos gráficos a mais, como: Mapas, velocímetro, KPI’s,, dentre outros tipos de gráficos que não há no Excel.
O Power BI é formado por uma gama de componentes que permite ao usuário a análise dos dados, sendo estes, serviço na nuvem, o qual permite que o usuário consulte e análise dados com rapidez e eficiência de qualquer lugar, qualquer momento e qualquer dispositivo. O Serviço desktop, sendo este a principal ferramenta de desenvolvimento do Power BI ou para análise sob demanda que possibilita a elaboração de relatórios e a construção de análises avançadas, conectando dados locais ou na nuvem. Serviço em aplicativo, disponível para iOS, Android e Windows, este app permite acessar o Power B.I em dispositivos móveis. Por fim o serviço de gateway, que realiza a interação entre os dados do Power BI na nuvem ou desktop e as fontes de informações nos servidores locais. Dessa forma, quando o usuário solicita uma atualização de informações, o Power BI através do gateway, realimenta o dashboard, trazendo as informações novas do banco dados e por fim atualizando os gráficos e demais informações com os dados atuais, por meio de uma conexão criptografada.
Portanto, quando temos muitas informações a serem analisadas, ou então uma massa de informações paradas que não estão gerando proveito algum, o que fazer com essas fontes de dados? Podemos dizer que todos esses dados podem servir em várias possiblidades diferentes, como por exemplo simples registros das informações para um mero controle, como fazíamos no passado com “Livros Caixa” onde tudo que acontecia na empresa era registrado, no qual permitia o resgate histórico do que aconteceu, controlar vendas por vendedor, produto ou controle sobre estoque, facilitar no custo, entre outros. Essas informações sempre foram utilizadas para analisar o que ocorreu no passado, porém essas informações bem trabalhadas no Business Intelligent, pode garantir uma eficiência melhor no futuro. Começa a era da Análise de dados, onde podemos usar esses dados para fazer análises mais profundas, tais como entender padrões, medir margens de lucratividade, cruzar informações, entender sazonalidades, tendências, previsões e muito mais!
O mercado sempre foi competitivo e está se tornando cada vez mais competitivo, exige que trabalhemos e executemos as tarefas com mais assertividade e velocidade. Isso significa que quem entende o que acontece em sua própria empresa, está a frente. Podemos ter o melhor sistema ERP do mundo ou aplicativos personalizados, se no final do mês não soubermos se a empresa este indo bem ou não.